segunda-feira, 23 de abril de 2012

Texto Joaninha de Oliveira.

Texto da professora Joaninha de Oliveira sobre manifestações no blog do Jornalista Moacir referentes a greve dos professores.

Resolvi escrever este comentário para esclarecer a todos os leitores de seu blog o que está acontecendo com a educação. Ouvindo o atual secretário de educação no jornal do almoço dizendo que já foi feito de tudo para atender a categoria fiquei indignada, mas além do descaso que eles tem com a educação, aqui me refiro a todos os governos, federal, estadual e municipais, ele disse que não haverá negociação nenhuma, então ele teria que pedir demissão o cargo, não é? Um secretario de educação juntamente com o governo não tem por dever constitucional garantir educação, entre outros? Não é para isso que o povo paga os impostos? É obvio que ele não é original nessa postura, desde 1980 que estou na categoria afirmo que todos tem a mesma política para a educação, cada vez pior é claro. Um estado que tem hoje 20mil professores act's -admitidos em caráter temporário e 22mil efetivos, dos quais 18mil são pós graduados e o governo apresenta uma proposta que para esses pós-graduados é 30reais em agosto de 2012, 60 reais maio de 2013, mais 60 reais em setembro de 2013, mais 60 reais em dezembro de 2013 e diz que não vai buscar solução? Você que acompanhou o movimento de 2011 lembra do discurso do governo que não poderia atender-nos pois estava se preparando para pagar o piso em janeiro de 2012? E a decisão de que o dinheiro do FUNDEB que estava sendo desviado para outros poderes viria para ser pago os professores? Isso não está acontecendo.

Sabe, lendo a nota dos deputados em seu blog apoiando o governo fiquei mais indignada ainda. Os caras de Madeira dizem que nossa greve é inoportuna, inoportuno é o salário que eles recebem, lembrem-se que ano passado o salário deles subiu em mais de 10mil reais, isso é o oficial. Por outro lado o seus partidos já governaram Santa Catarina e todos sem excessão atacaram a educação. Em 1987 com o PMDB veio a policia em cima da gente e o engavetamento do plano estadual de educação construído por mais de um milhão de pessoas, resumindo, depois com o PP e seus aliados veio o corte no valor dos triênios até hoje não recuperados, Paulo Afonso nos deixou sem natal pelo atraso no pagamento de nossos salários e na surdina levou as letras. Luiz Henrique atacou de abonos e começou o desmonte do plano de carreira, Colombo destrói de vez nosso plano de carreira e agora ainda se faz de vítima? Não houve nenhum voto, foi POR UNAMIDADE A REJEIJÃO DA PROPOSTA DO GOVERNO NA ASSEMBLÉIA. A categoria não gosta de fazer greve, ninguém gosta, principalmente a educação. Os professores são cobrados pela sociedade, os governos dizem que esses são os baderneiros, mas fazer o que então, escolhemos essa profissão porque gostamos de socializar conhecimentos, porque trabalhamos com gente nossa, por isso a gente diz a culpa É DO GOVERNO. Se o governo diz que não quer greve, chame o sindicato e negocie até segunda.

O presidente do conselho estadual de educação, senhor Mauricio diz estar contra a greve, com todo o respeito o que o conselho estadual vai fazer para fazer com que o governo cumpra a lei do piso conforme ela foi aprovada considerando um terço de hora-atividade? Ou ainda o que o conselho de educação pensa dos alunos do colégio de campo Bom, município de Jaguaruna estarem estudando num restaurante a mais de um ano?

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO VENHAM PRA LUTA, JUNTOS SOMOS FORTES!



JOANINHA DE OLIVEIRA
Secretária de Políticas Sociais e de Gênero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical